sexta-feira, 15 de agosto de 2008

20080806 Ekaterinburg (GMT+5)
20080810 Tomsk (GMT+6)
...
(post escrito na viagem de comboio de 26 horas de Tomsk para Irkutsk)

Imprevisivel, simplesmente imprevisivel! A hospitalidade de Tomsk surpreendeu-nos e muito. Para que falar desta cidade bastante caracteristica com as suas casas de madeira, parques e monumentos, quando merece muito mais a pena falar das pessoas que aqui conhecemos e nos fizeram claramente sentir em casa.Tudo comecou quando contactei, ainda em Portugal, a Svetlana atraves do couchsurfing. Tinhamos anteriormente a ideia de chegar a Tomsk por volta do dia 7 de Agosto. A Svetlana disse que nao estaria, so chegaria a 9/8 e por isso comecou a passar a informacao em Tomsk que chegariam dois portugueses a Tomsk e nao tinham onde ficar, bem como "precisavam" de alguem para lhes mostrar a cidade.Ja na Russia, ficamos a saber que um casal teria muito gosto em nos alojar, ate porque "ele" ja tinha estado um ano em Portugal e falava um pouco de portugues. Finalmente, acabamos por comprar bilhete de comboio para tomsk, com chegada no dia 10/8. Conclusao, visto que a Svetlana ja estava em Tomsk, tinhamos duas casas para ficar.
Decidimos ficar em casa da Ania e do Dimitri que diziam ter um apartamento pequeno mas que eramos benvindos. Chegados a casa deles, vimos que era muito mais pequena do podiamos imaginar e que iamos certamente ficar a dormir no chao, mas isso agora nao importa nada.Apos uma chuveirada no armario :-), chegou um casal amigo deles, o Sr. Dr. Max e a Marsha que juntamente com o Dimitri se prontificavam a nos mostrar a cidade. Antes disso, e sem que estivessemos minimamente a espera, o nosso guia Max trouxe-nos um presente - um livro com a historia de Tomsk e fotos de como esta era antigamente. Ficamos boquiabertos mas so nos restou dizer: "Spassiba Bolshoe".
Neste primeiro dia em Tomsk, fizemos quilometros com o nosso guia a mostrar-nos todos os pontos de interesse e desinteresse :-) de Tomsk, com a devida descricao historica. Impecaveis!Regressados a casa, foi ficar a conversar e beber cha ate tarde, em portugues com o Dimitri e em ingles com Ania. Ofereceram-nos jantar, acesso a internet, enfim, via-se que estavam sempre preocupados com o que nos pudessemos precisar.
No segundo dia, preferimos claramente ficar por nossa conta, ate porque todos trabalhavam, e fomos visitar uma aldeia siberiana - Kolorovo - a alguns kilometros de Tomsk. Entretanto, o Dimitri, que e freelancer fotografico numa gazeta, falou a uma freelancer colega que tinha dois portugueses em casa e ela quis logo saber se nos podiamos dar uma volta com ela: queria saber mais de nos, tirar umas fotos, ...
Ja no ultimo dia da nossa estadia em Tomsk, fomos ter com a menina fotografa para o tal almejado passeio, almejado da parte dela claro! Surpresa das surpresas, ela nao estava sozinha, fazia-se acompanhar de tradutora e motorista. O carro levou-nos ao centro de Tomsk e demos uma volta por la. Tentavam mostrar-nos algo de novo, mas claro que o Max ja nos tinha mostrado tudo. Entre um almoco num restaurante aprazivel e um passeio no centro, la se foram acumulando as perguntas acerca de nos e as fotos que ja estou mesmo a ver irao parar um dia destes a gazeta!
A partir dai, foi uma correria impensavel para se ir buscar as coisas a casa do Dimitri e irmos apanhar o comboio. A boa maneira NumVaCila, a 3 minutos da hora do mesmo ainda estavamos no trafico, mas como nao podia deixar de ser o comboio esperou por nos. E foi ve-los a todos (6) a dizerem-nos adeus na estacao. Obrigado Tomskianos!